Prefeitura Municipal de Salvador
0
0
0
s2sdefault

O prefeito ACM Neto anunciou hoje (28) que a nova avenida que vai ligar as avenidas Luiz Viana Filho (Paralela) e Carybé à orla de Stella Maris, a ser inaugurada na próxima quarta-feira (02), vai se chamar Mãe Stella de Oxóssi. Trata-se de uma homenagem à Ialorixá de um dos mais tradicionais terreiros de Candomblé do país, o Ilê Axé Opó Afonjá, que faleceu ontem (27).

"É uma das homenagens que fazemos à memória de Mãe Stella, uma liderança ativa e que nos deixa um legado expresso em livros e artigos sobre a nossa herança do continente africano. E ainda é pouco para todas as homenagens que ela merece. Sentiremos muita falta de Mãe Stella. Mas vamos sempre nos recordar da figura e da representatividade dela", afirmou ACM Neto.

A nova avenida terá como principal função fazer a ligação entre a Paralela e a orla de Stella Maris, desafogando o trânsito na região, sobretudo nos finais de semana e durante o Verão. Isso porque ela passará a ser o acesso único para a orla, enquanto a Alameda Dilson Jatahy Fonseca será mão única no sentido aeroporto. Atualmente, a Alameda Dilson Jatahy Fonseca é mão dupla, e costuma engarrafar por conta disso, impactando na própria Paralela.

Segundo a Transalvador, o congestionamento de cerca de 3 quilômetros existente na Paralela, entre o Bairro da Paz e a entrada atual de Stella Maris, vai deixar de existir com essa intervenção, fruto de um investimento de cerca de R$7,8 milhões. Antes chamada de Alameda Praia do Flamengo, a nova Avenida Mãe Stella de Oxóssi possui 3,2 km de extensão. O trajeto terá o dobro da capacidade de tráfego, ganhando inclusive ciclofaixa e estacionamento com 1.108 vagas.

O projeto das mudanças viárias foi elaborado pela Transalvador e as obras de infraestrutura estão sendo executadas pela empresa Campbell, sob coordenação da Superintendência de Obras Públicas (Sucop), autarquia vinculada à Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra). Além da pavimentação da avenida, as melhorias contemplam iluminação em LED, sistema de drenagem e construção de 11,7km de passeios com piso tátil.

0
0
0
s2sdefault