A partir da próxima terça-feira (08) quem precisar de algum atendimento presencial na Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) deve fazer o agendamento prévio pelo site transalvador.salvador.ba.gov.br, indo no ícone Agendamento de Serviços. A nova medida visa ordenar o fluxo de atendimentos ao cidadão e evitar aglomerações nas dependências da autarquia de trânsito.

Para oferecer maior segurança no atendimento, foram instaladas barreiras protetoras entre o cidadão e o atendente, os guichês passaram a ser alternados, o número de cadeiras foi reduzido, e foram instaladas pias e dispensers de álcool em gel.

Os atendimentos presenciais com prévio agendamento serão exclusivamente para:

- Apresentação de condutor

- Conversão para Advertência

- Defesa

- Recurso Jari

- Recurso Cetran

- Ressarcimento

- Requerimentos diversos

- Prescrição

- Cópia de Auto de Infração

O procedimento para apresentação de condutor também pode ser feito completamente online pelo site da Transalvador, indo na aba Multa e clicando em “Apresentação de Condutor”. A Transalvador também continua recebendo via Correios documentação para análise. Basta enviar para Transalvador / Setor de Atendimento SETAP, Av. Vale dos Barris, nº 501 - Barris - Salvador-Bahia 40070-055.

Os agendamentos são para os serviços realizados na sede da Transalvador, no Vale dos barris. Os atendimentos presenciais realizados pela Transalvador nas prefeituras-bairros não serão retomados neste momento.

Prazos das Multas – Os prazos para defesa e recurso de notificação e apresentação de condutor permanecem suspensos até prévia decisão do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Desde o dia 20 de março, a deliberação do nº 185, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) ampliou e interrompeu por tempo indeterminado os prazos de processos e de procedimentos dos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito.

Mesmo sem a contagem dos dias dos prazos, o condutor infrator poderá efetuar a defesa, o recurso ou apresentar o condutor infrator. Quando o novo prazo for liberado, o condutor poderá ter acesso diretamente no site da Transalvador. Cabe destacar que, mesmo com a NAI, o pagamento pode ser realizado durante o período de isolamento social.

Credenciais Especiais – A solicitação de credencial de estacionamento em vagas especiais permanece sendo feita online. Idosos, gestantes e deficientes físicos podem solicitar as credenciais por meio do site da Transalvador, clicando no ícone “Vagas Especiais”. Não haverá atendimento presencial deste tipo de serviço.

Após receber a documentação, o prazo de análise pela autarquia é de três dias úteis. Caso o pedido seja aceito, o cidadão receberá um e-mail com uma data para fazer a retirada do documento na sede do órgão, no Vale dos Barris. O horário de entrega é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h. A entrega da credencial será no esquema drive-thru, ou seja, o solicitante não vai precisar sair do carro.

Protocolo - O setor de protocolo da autarquia está funcionando em horário normal, das 8h às 12h e 13h às 17h, e recebendo presencialmente, solicitações para sinalização, colocação de piquetes, retiradas e documentação de veículos leiloados, interdição de vias para obras.

Liberação de Veículos Apreendidos - A liberação de veículos apreendidos continua ocorrendo normalmente. Para este serviço não é necessário agendamento prévio. O atendimento é realizado sempre de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, e nos sábados, das 9h às 12h e das 14h às 16h, no pátio da Transalvador, nos Barris.