NÚCLEO DE OPERAÇÃO ASSISTIDA (NOA)
O Núcleo de Operação Assistida (NOA) é a central de videomonitoramento da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador). Implementado em 2015, o setor conta com imagens de cerca de 400 câmeras espalhadas por diversas vias da capital. Pelo NOA, agentes monitoram o trânsito 24 horas todos os dias da semana, auxiliando as equipes que ficam nas ruas.
Ainda pelo Núcleo, a Transalvador recebe e busca soluções para as demandas que os cidadãos enviam pelo Fala Salvador, número 156, ou pelo aplicativo NOA Cidadão. A Imprensa também é atendida por meio do Boletim NOA, que é emitido de hora em hora no site da Transalvador.
NOA CIDADÃO
Criado em julho de 2016, o NOA Cidadão é um projeto da Transalvador que segue o modelo colaborativo e que envolve a participação direta do cidadão com a autarquia por meio de um aplicativo instalado no smartphone, que envia solicitações e ocorrências diretamente ao NOA Operação.
As solicitações que chegam através do app são separadas por prioridades de atendimento, sendo resolvidas com maior brevidade aquelas consideradas mais graves, como os acidentes, ou ainda situações que possam causar maiores transtornos ao fluxo.
O NOA Cidadão também permite ao cidadão receber, em tempo real, informações sobre situações que estejam causando grande impacto no trânsito. Também é possível cadastrar um ou mais veículos para receber alertas de notificações, além de consultar a segunda via de autos de infração.
Aquelas que, por algum motivo, não puderem ser atendidas no momento entram para um banco de dados para que sejam planejadas ações de fiscalização naqueles locais.
Para instalar o NOA Cidadão no seu celular, basta ir na loja de aplicativos dos sistemas Android ou iOS e procurar por “NOA Cidadão” ou acesse o link: http://noacidadao.com.br/ .