Eventos religiosos e culturais alteram o trânsito de Salvador neste fim de semana (20 e 21/09)

Publicado em: 19/09/25

Eventos religiosos e culturais alteram o trânsito de Salvador neste fim de semana (20 e 21/09)

Neste fim de semana, a capital baiana terá uma programação diversificada, com eventos religiosos e celebrações da diversidade. Em razão disso, haverá alterações no trânsito da cidade.

Confira as mudanças a seguir:

> Parada da Diversidade Nordeste de Amaralina – sábado (20)

As cores da tolerância e da diversidade vão tomar conta do bairro do Nordeste de Amaralina neste sábado (20), com a realização da X Parada da Diversidade do Nordeste de Amaralina, promovida pela Secretaria Municipal de Reparação (SEMUR). Em função do evento, haverá alterações no tráfego da região. Das 17h às 23h, será realizada a interdição progressiva da faixa à direita nas seguintes vias: Rua Cristóvão Ferreira, na saída do Final de Linha do Nordeste de Amaralina, e Rua do Norte, no retorno de chegada ao Final de Linha do bairro.

> Família em Movimento – sábado (20)

O bairro do Costa Azul será movimentado neste sábado (20) com a realização do evento Família em Movimento. Por conta da programação, o trânsito passará por interdição progressiva a partir das 15h, na faixa à direita da Rua Adelaide Fernandes da Costa, no trecho entre o Colégio Cândido Portinari e o Parque Costa Azul.

> IV Parada LGBTIQA+ de Pituaçu – sábado (20)

Devido à Parada LGBTIQA+ de Pituaçu, haverá a interdição progressiva do tráfego de veículos, das 15h às 21h, nas seguintes vias: Rua Gonçalves Cezimbra (saida do Posto de Saúde de Pituaçu), Rua Barreto Pedroso (sentido ao Parque de Pituaçu, chegada em frente ao Restaurante Bom Paladar II).

Barreiras Móveis (BM) serão posicionadas, a partir das 15h, nos seguintes pontos:

BM 01-Rua Gonçalves Cezimbra / Rua Joaquim Marcelino de Brito;
BM 02-Rua Barreto Pedroso / Rua Gonçalves Cezimbra,
BM 03-Rua Barreto Pedroso / Rua Jardim Iracema;

> Peregrinação Jubilar – domingo (21)

O trânsito no Vale dos Lagos vai precisar ser alterado neste domingo (21) devido à Peregrinação Jubilar, promovida pela Arquidiocese de São Salvador. A interdição do tráfego de veículos será de forma progressiva, a partir das 07h, em uma faixa de rota, das seguintes vias:  Estrada da Muriçoca (saída da Paróquia do Divino Espírito Santo e chegada no Colégio Salesiano Dom Bosco).

> Projeto Carnaval da Beleza Eudora – domingo (21)

Neste domingo (21), o bairro da Barra, tradicional palco de grandes eventos culturais da cidade, receberá o Projeto Carnaval da Beleza Eudora. Em razão da realização do evento, haverá alterações no tráfego de veículos, com interdição, das 12h às 18h, no Largo do Farol da Barra e na Avenida Almirante Marques de Leão, no trecho compreendido entre o Largo do Farol da Barra e a Rua Dias d’Ávila.

Durante o mesmo período, o tráfego de veículos será desviado da Avenida Almirante Marques de Leão para a Rua Afonso Celso e da Avenida Sete de Setembro também para a Rua Afonso Celso.

Os condutores que habitualmente circulam pelos trechos interditados terão como opção de tráfego a Avenida Sete de Setembro, Rua Afonso Celso, Rua Miguel Burnier, Rua Airosa Galvão e Avenida Oceânica, para quem deseja seguir no sentido Ladeira da Barra/Ondina.

Já no sentido Ondina/Barra, as opções serão a Avenida Oceânica, Rua Marquês de Caravelas, Avenida Almirante Marques de Leão, Rua Dias d’Ávila e Rua Afonso Celso.

> Saravá Umbanda – domingo (21)

O Centro da Cidade receberá uma intensa energia positiva neste domingo (21) com o evento Saravá Umbanda. Em razão da realização da cerimônia, haverá alterações no trânsito. A interdição ao tráfego de veículos será progressiva, a partir das 13h, na faixa da direita das seguintes vias: Largo do Campo Grande (saída), Rua Forte de São Pedro, Avenida Sete de Setembro, Praça Castro Alves, Rua Chile e Praça da Sé (chegada).

> Peregrinação do Jubileu da Esperança – domingo (21)

Neste domingo (21), acontece a Peregrinação do Jubileu da Esperança, promovida pela Arquidiocese de São Salvador da Bahia. Por causa do evento, o tráfego de veículos entre a região dos Mares e Roma sofrerá alterações. A partir das 14h, haverá bloqueio progressivamente do tráfego de veículos nas seguintes vias: Largo dos Mares (saída da Igreja Nossa Senhora dos Mares), Av. Fernandes da Cunha, Praça Irmã Dulce (chegada na Igreja Santuário Santa Dulce do Pobres).

Como opção de rota alternativa, os condutores terão a Rua do Uruguay e Av. Conselheiro Zacarias.


> Procissão Peregrinação Jubilar das Foranias VI e IX – domingo (21)

Mais um evento religioso promete agitar a cidade, desta vez no bairro Stella Maris: a Procissão Peregrinação Jubilar das Foranias VI e IX, promovida pela Paróquia Nossa Senhora de Fátima Stella Maris.
Por conta da festividade, a partir das 17h, haverá interdição progressiva do tráfego de veículos, em uma faixa das seguintes vias: Av. General Severino Filho (saída do Centro de Treinamento de Líderes – CTL), Alameda Praia de Camburiú, Rua Capitão Melo e Rua Missionário Otto Nelson (chegada à Paróquia Nossa Senhora de Fátima).

> Festividade da Padroeira Nossa Senhora das Dores – domingo (21)

O tráfego de veículos entre os bairros de São Caetano e Lobato sofrerá alterações neste domingo (21), devido ao evento Festividade da Padroeira Nossa Senhora das Dores.
A partir das 11h, haverá bloqueio progressivo da faixa da direita nas seguintes vias: Rua Aterro do Joanes (saída da Capela São Vicente de Paulo), Rua Damião Barbosa, Rua Voluntários da Pátria, Av. Bonifácio e Av. Afrânio Peixoto (chegada à Igreja Nossa Senhora das Dores).


> 13ª Parada do Orgulho de Cosme de Farias – domingo (21)

Desta vez, quem terá o bairro marcado pela tolerância e diversidade é Cosme de Farias, que será palco da 13ª Parada do Orgulho de Cosme de Farias, neste domingo (21), promovida pela Secretaria Municipal de Reparação (SEMUR).

Por conta do evento, haverá alterações no tráfego de veículos. A interdição será progressiva, das 14h às 22h, na faixa da direita das seguintes vias: Rua das Pitangueiras (saída do Largo dos Paranhos) e Rua Cosme de Farias (chegada no final de linha).

> 16ª Parada Gay da Liberdade – domingo (21)

Para a realização da Parada Gay da liberdade, o haverá bloqueio de tráfego das 15h às 20h, nas seguintes vias: Corredor da Lapinha (a partir do Largo da Soledade), Estrada da Liberdade (trecho compreendido entre o Largo da Lapinha e a Rua Pero Vaz);

Os veículos em geral que circulam pelo trecho interditado, terão como opções de tráfego:

a) Sentido Bairro / Centro: Estrada da Liberdade, Rua Pero Vaz, Rua Conde de Porto Alegre, Largo do Tamarineiro, Rua Saldanha Marinho, Largo do Queimado, Largo da Soledade:

b) Sentido Centro / Bairro: Largo da Soledade, Largo do Queimado, Rua Saldanha Marinho, Largo do Tamarineiro, Rua Conde de Porto Alegre, Rua Pero Vaz, Estrada da Liberdade

Barreiras Fixas serão instaladas, a partir das 14h, nos seguintes pontos;

BF 01-Rua Dr Raimundo Mesquita / Estrada da Liberdade;
BF 02-Rua Eusébio de Queiróz / Estrada da Liberdade;
BF 03-Rua Francisco Blanco/Estrada da Liberdade;

> 16ª Parada Gay da Fazenda Grande do Retiro – domingo (21)

Na Fazenda Grande do Retiro, haverá interdição progressiva de tráfego de veículos, das 14h às 19h30, na faixa à direita, das seguintes vias: Rua Mello Moraes Filho (saida do Montelar – Materiais de Construção), Praça Catulo da Paixão Cearense (chegada na Empresa Gráfica da Bahia – EGBA);

Barreiras Móveis (BM) serão instaladas, a partir das 14h, nos seguintes pontos;

BM 01-Rua Mello Morais Filho / Rua Nestor Duarte da Costa. (VTR/GTRAN/SEMOB) Promover a interdição da via, desviar o fluxo de veículos para o sentido São Caetano, Monitorar o trânsito e garantir mediante condições seguras o acesso aos moradores;

BM 02-Rua Mello Morais Filho / Rua Candinho Fernandes / Rua Dr. Pedro Araújo. (Sinalização)



Ativação UserWay acessibilite Conta GEDIS
-->